Em situações de amassados em lugares do veículo onde as hastes/alavancas não alcançam – coluna, caixa de ar, caixa de roda ou em locais com folha dupla –, a única maneira de dessamasar é utilizando a Técnica Americana.
A Técnica Americana consiste no sistema de sucção com cola quente, onde, com o auxílio da Repuxadeira (ferramenta com função de rebater a ventosa colada), a lataria acompanha a pressão do repuxo e o amassado se desfaz.
Qual é a maior vantagem em utilizar a Técnica Americana?
Além de resolver amassados em acessos específicos como vimos no início da matéria – o que ocorre muito –, uma considerável vantagem é que, em caso de um amassado simples na porta, por exemplo, pode se usufruir da técnica para não haver a necessidade de desmontar a forração, o que economiza tempo no trabalho.
Vale frisar que, a cola quente utilizada para a técnica, é própria para Martelinho de Ouro. A cola que fica tanto na ventosa (material usado para aplicar a cola e pressionar à lataria), quanto na própria lataria, pode ser removida com acetona ou álcool de combustível.
ATENÇÃO: A Técnica Americana não deve ser utilizada em peças repintadas! Esse tema será abordado em outra matéria, junto com a explicação de como identificar se a pintura é repintada ou original.
No Curso de Martelinho de Ouro Suportcar, é aplicado na prática o treinamento da Técnica Americana, na bancada e no veículo. A Suportcar fornece também o Kit de Ferramentas para manuseio da técnica.
Gostou dessa dica? Continue acompanhando o Blog e fique ligado nas notícias e novidades em nossas redes sociais!