Algumas montadoras diferenciam algumas peças de determinados veículos com o material em alumínio, como a Audi, BMW, Mercedes e Porshe.
A diferença da peça de alumínio para a de lata é a resistência do material à técnica de Martelinho de Ouro. Por isso, é de extrema importância identificar a espécie da peça antes de iniciar o serviço de Martelinho e até mesmo antes de passar o orçamento ao cliente.
Como identificar a peça em folha de alumínio e a peça de lata?
Uma técnica imediata e eficiente para identificar qual é o material da lata que se encontra amassada é utilizar um imã – pode ser o imã da base da Luminária –, se o imã ATRAIR a peça, a mesma então é de LATA. Se o imã NÃO ATRAIR a peça, então ela é de folha de ALUMÍNIO.
Isso porque o imã só se fixa em metais nos quais os elétrons giram todos no mesmo plano e no mesmo sentido (ao girar ao redor do núcleo, os elétrons criam um pequeno campo magnético), que é o caso do ferro. Ou seja, o imã só se fixa em materiais com campos magnéticos “arrumadinhos”. No alumínio, os campos são “bagunçados” e se anulam uns aos outros. Então, este é um meio simples e quimicamente garantido de identificar se a determinada peça é de lata ou alumínio.
Qual é a diferença no manuseio da técnica de Martelinho de Ouro nas duas opções de peças?
Como citado no início da matéria, a folha de alumínio é mais resistente, consequentemente, o serviço de Martelinho de Ouro é mais demorado e minucioso. Entretanto, requer experiência técnica da parte do profissional.
No treinamento do Curso de Martelinho de Ouro Suportcar, o novo profissional passa por essa etapa, para que, ao se deparar com tal situação no cotidiano de trabalho, saiba proceder desde o momento do orçamento até a finalização do trabalho.